Acesse aqui os resumos aprovados para apresentação da 1° Conferência para Trocas de Saberes sobre a Amazônia Legal

Resgate de Histórias sobre Insetos da Tradição Oral do Povo Baniwa da Comunidade de Tunuí-Cachoeira, por GUILHERME, Eliane C. e URSO-GUIMARÃES, Maria .V.

https://bit.ly/RESGATEDEHISTÓRIASSOBREINSETOSDATRADIÇÃOORALDOPOVOBANIWADACOMUNIDADEDETUNUÍ-CACHOEIRA

A Inconvencionalidade e a Inconstitucionalidade do Marco Temporal, por SANTOS, G.B.; FAIAD, M. e DOS SANTOS, A.C.A.

https://bit.ly/AINCONVENCIONALIDADEEAINCONSTITUCIONALIDADEDOMARCOTEMPORAL

O Caso Belo Monte e a Tutela Interamricana de Direitos Humanos, por SANTOS, G.B.; FAIAD, M. e DOS SANTOS, A.C.A.

https://bit.ly/OCASOBELOMONTEEATUTELAINTERAMERICANADEDIREITOSHUMANOS

A Importância de Identidade Visual e Sociocultural para Negócios Comunitários, por MOURA, M.C.; NOEL,C.S. e CHIARI, L.F.

https://bit.ly/AIMPORTÂNCIADEIDENTIDADEVISUALESOCIOCULTURALPARANEGÓCIOSCOMUNITÁRIOS

Fortalecendo Raízes e Transpondo Barreiras: Um Exercício para Construção Comunitária e Atuação Política em Comunidades Ribeirinha da Amazônia, por MENEZES, M. P.; COSTA, C. S.; SISTERNES, J. P.; LOPES, M. P. S.; MORELLI, N. F.; FRANCO, F. D. e LOUZADA, S. M.

https://bit.ly/FORTALECENDORAÍZESETRANSPONDOBARREIRAS

O período de inscrição dos resumos para a “1° Conferência para Trocas de Saberes sobre a Amazônia Legal” foi prorrogado para o dia 07 de junho (quarta-feira).

Divulgação da abertura de submissão dos resumos

A conferência que será uma reunião educacional-científica de alcance nacional, buscará a promoção de intenso e produtivo debate sobre os potenciais científicos, acadêmicos, sociais e políticos das contribuições de diversos grupos de pesquisas, educadores e organizações sociais para as temáticas que envolvam a região Amazônica.

Serão aceitos resumos simples, os quais serão apresentados em forma de pôster. Os resumos apresentarão resultados de trabalhos experimentais, estudos retrospectivos e/ou de projetos de extensão relacionados às temáticas que envolvam a Amazônia Legal, serão avaliados pela comissão científica.

Serão divididos em 5 principais eixos temáticos: 1. educação, 2. cultura, 3. saúde e meio ambiente, 4. trabalho e geração de renda, 5. organização social

As normas para submissão encontram-se em anexo https://bit.ly/40ZKeYy

Os trabalhos selecionados serão publicados em livro de resumos e disponibilizado para download no sites da Rede de Estudos Socioeconômicos e Organizacionais da Amazônia (https://www.resoa.ufscar.br/) e do Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (https://napra.org.br/).

Dúvidas? Enviei um e-mail para conferencias@napra.org.br

Ou acesse pelo Qrcode:

Qrcode para acessar as normas de submissão.

Está aberto o período de submissão de resumos para a “I Conferência para Trocas de Saberes sobre a Amazônia Legal”.

O evento será uma reunião educacional-científica de alcance nacional que buscará a promoção de intenso e produtivo debate sobre os potenciais científicos, acadêmicos, sociais e políticos das contribuições de diversos grupos de pesquisas, educadores e organizações sociais para as temáticas que envolvam a região Amazônica.

Buscará incluir nesse debate não apenas membras(os) da comunidade científica, como também educadores de ensino básico, lideranças de movimentos sociais e populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas e campesinas. Além disso, fornecerá base teórica para o conhecimento da historiografia da Amazônia.

Almeja-se que o evento ocorra anualmente com diferentes eixos centrais temáticos em cada edição, entendendo-se que não há debates e discussões para o futuro da região Amazônica e seus povos sem compreender a complexidade das problemáticas que perpassam essa região ao longo do tempo.

Serão aceitos resumos simples, os quais serão apresentados em forma de pôster. Os resumos apresentarão resultados de trabalhos experimentais, estudos retrospectivos e/ou de projetos de extensão relacionados às temáticas que envolvam a Amazônia Legal, cuja relevância do assunto e qualidade do manuscrito deverão ser julgadas e aprovadas pela comissão científica.

Os assuntos deverão ser pertinentes aos temas relacionados ao evento ou afins. Sendo divididos em 5 principais eixos temáticos: 1. educação, 2. cultura, 3. saúde e meio ambiente, 4. trabalho e geração de renda, 5. organização social

As normas para submissão encontram-se em anexo https://bit.ly/40ZKeYy

Os trabalhos selecionados serão publicados em livro de resumos e disponibilizado para download no sites da Rede de Estudos Socioeconômicos e Organizacionais da Amazônia (https://www.resoa.ufscar.br/) e do Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (https://napra.org.br/).

Dúvidas? Enviei um e-mail para conferencias@napra

Ou acesse pelo Qrcode:

Qrcode para acessar as normas de submissão.

Introdução à(s) história(s) da(s) Amazônia(s) no Brasil, do período pré-colonial aos desafios contemporâneos

Tempo de leitura: 4min

Banner de divulgação da conferência

A Amazônia é um bioma de extrema importância para o planeta, no entanto, essa região historicamente sofre violências contra seu ambiente e seus povos. Ainda existem muitas lacunas no conhecimento da historiografia da Amazônia e a difusão dos conhecimentos obtidos até o momento ainda é muita restrita. 

Nesse sentido, a “I Conferência para trocas de saberes sobre a Amazônia Legal” será uma reunião educacional-científica de alcance nacional que buscará a promoção de intenso e produtivo debate sobre os potenciais científicos, acadêmicos, sociais e políticos das contribuições de diversos grupos de pesquisas, educadores e organizações sociais para as temáticas que envolvam a região Amazônica. 

Tem como objetivo contribuir para a aquisição e difusão de conhecimentos teóricos sobre a história da Amazônia brasileira, desde o período pré-colonial até os desafios contemporâneos, buscando a compreensão da complexidade das temáticas que atravessam esse território, sua biodiversidade, seus povos e sua organização.

O evento será presencial com transmissão online ao vivo.

A conferência contará com a presença de professores, pesquisadores, artistas e ativistas de movimentos sociais de diferentes regiões do Brasil. Dentre as atividades a serem realizadas estão: palestras teóricas e expositivas, mesa-redonda, oficinas, roda de conversa e debate, comunicação científica, e exposições audiovisuais e artísticas.

Os temas abordados durante o evento serão relativos a historiografia da Amazônia pré-colonial, colonial e contemporânea, etnocídio, organização social, impactos biopsicossociais e ambientais das obras de infraestrutura, desafios contemporâneos e perspectivas futuras, além de abordar ferramentas disponíveis na luta anticolonial para manutenção da floresta e seus povos.

Veja a programação completa abaixo.

Programação presencial da conferência
Programação online da conferência

O período de submissão de resumos com resultados de pesquisas/projetos para a Conferência será de 01 de abril a 31 de maio de 2023. As regras para submissão serão publicadas aqui.

Os valores das inscrições serão destinados a custear as despesas com o evento, como alimentação, hospedagem e deslocamento das pessoas que ministrarão as atividades. Portanto, precisamos da sua colaboração para que o evento aconteça da melhor forma.

Inscrições em grupos de 5 ou 10 pessoas terão descontos de 10 e 20%, respectivamente. Para obter o desconto enviar e-mail (com o título “Inscrição em grupo”) com o nome de todas as pessoas do grupo para: captacao@napra.org.br . Informações de como proceder a inscrição serão enviadas após o recebimento do e-mail de solicitação.

Qualquer lucro (se houver) obtido após o pagamento das despesas serão destinados aos projetos com as comunidades que o NAPRA apoia. Relatório de atividades e prestação de contas serão divulgados publicamente de forma a garantir a transparência do financiamento obtido por meio das inscrições e/ou colaboradores em até dois meses após o evento.

Vagas limitadas! Corra e garanta sua participação.

Continue nos acompanhando em nossas redes sociais!