São Carlos do Jamari está no entorno de duas Unidades de Conservação de Uso Sustentável, uma localizada na mesma margem do rio Madeira que a comunidade – a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã – e a outra, na margem oposta – a Floresta Nacional do Jacundá.
Existem relatos de que São Carlos foi formada por descendentes de pessoas trabalhadoras de três seringais que existiam em suas proximidades. Grande parte desta população desde sua formação ainda coleta os produtos da mata para o consumo da família ou para comercialização. A comunidade conta com aproximadamente 591 famílias e 1700 habitantes.
Além de atividades tradicionais como pesca, agricultura (de várzea e terra firme), extrativismo (castanha e açaí), uma parcela considerável das pessoas que moram em São Carlos são funcionárias públicas (em setores da educação e saúde) e muitas trabalham e geram renda por meio do comércio (mercearias, bares, farmácia, pousadas, revenda de produtos locais e moto-táxi).

O posto de saúde de São Carlos é mantido por funcionárias(os) contratadas(os). O acesso à educação se dá por meio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Dias, que vai da pré-escola ao nono ano do ensino fundamental, e pela Escola Estadual Juracy Lima Tavares, que vai do primeiro ao terceiro ano do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Escola Estadual foi construída a partir de uma medida de compensação pela cheia de 2014. Ambas recebem estudantes de diferentes comunidades ao redor. Hoje, São Carlos é uma das maiores comunidades do Baixo Madeira.