Nazaré é um distrito rural do Município de Porto Velho (PVH) no estado de Rondônia. A comunidade está localizada às margens do Rio Madeira, em uma região popularmente conhecida como Baixo Madeira. Hoje o local é classificado como uma área de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o órgão responsável pela sua gestão é a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

Para chegar até a comunidade o acesso, partindo de PVH, se dá através de barcos de linhas (no valor de aproximadamente R$ 40 por pessoa) ou por meio de lanchas (no valor de aproximadamente R$ 70 por pessoa).

A comunidade iniciou-se com a família de Seu Nanã, que como muitas outras, oferecia instrumentos para coleta de seringa, moradia e alimentação aos seringueiros que trabalhavam na floresta. Atualmente, na comunidade residem cerca de 130 famílias, totalizando 550 habitantes.

A comunidade conta com a Associação Comunitária dos Moradores (AMPAN), que busca defender interesses políticos e sociais e também com a Associação de Mulheres, visando defender seus próprios interesses e indicando uma intensificação das ações das ribeirinhas, como formas de organização social.